Top 10: jogos que você deve jogar no Playstation 5 e no Xbox Series

spider-man-miles-morales-1606494508108_v2_1920x1080

Engana-se quem pensa que o Xbox Series X/S e o Playstation 5 não possuem jogos de qualidade! Apesar de o início de geração estar um pouco mais devagar do que em gerações anteriores, já é possível jogar alguns games que fazem uso da alta tecnologia das novas plataformas. Duvida? Pois elaboramos uma lista com dez jogos que você deve prestar atenção na nova geração. Nem todos são exclusivos das novas plataformas, mas servem para dar uma noção do que podemos esperar.

Spider-Man: Miles Morales

O principal carro-chefe do Playstation 5 em seu lançamento é Spider-Man: Miles Morales por causa de toda a importância que o herói tem, sua produção de alto nível e poderio gráfico. O game em si não chega a ser inovador, mas executa com perfeição alguns macetes realizados por outros games. Aqui você encarna o papel de Morales enquanto deve lidar com uma guerra de gangues pelo controle de Nova York sob a orientação de Peter Parker.

Os fãs do amigão da vizinhança tem muito que comemorar com o título da Insomniac, uma vez que o jogador pode sentir como é ser o Homem-Aranha graças aos novos golpes adicionados e a trilha sonora emocionante. O título tem versões para Playstation 4 e Playstation 5. Você pode encontrar as duas versões no site da Webfones.

Cyberpunk 2077

Não vamos mentir: o mais recente game da CD Projekt Red foi espancado pela crítica quando foi lançado no final de 2020, entretanto vale destacar que as críticas foram direcionadas às versões de Playstation 4 e Xbox One por conta de alguns elementos da jogabilidade e os problemas técnicos. As versões para as plataformas Playstation 5 e Xbox Series, por outro lado, foram mais bem aceitas, uma vez que a jogabilidade não fora totalmente comprometida.

O game gira em torno de V, um mercenário em busca da chave para a imortalidade em uma metrópole futurista chamada Night City. O grande destaque de Cyberpunk 2077 é sua ambientação impressionante e as possibilidades quase infinitas de customização. O título pode não ser perfeito, mas é um bom indicativo do que é possível com a nova geração de videogames.

FIFA 21

Os fãs do esporte mais amado do planeta não poderiam ficar de fora da nova geração, certo? Fifa 21 foi desenvolvido mirando o realismo. Para isso, o game utiliza o motor gráfico Frostbite, a engine mais potente da EA Games. A tecnologia permitiu um avanço gráfico acentuado nas novas gerações, físicas mais realistas e condições climáticas.

As novidades mais sensíveis são encontradas no modo carreira. Agora os players podem guiar o clube rumo à glória tendo de lidar com o desenvolvimento de jogadores, um novo sistema de treinamento ativo, melhoria na inteligência artificial e mais opções de transferência de jogadores.

Ghost of Tsushima

A Sucker Punch mergulhou de cabeça neste game que retrata as batalhas de samurais no Japão feudal. O título tem um estilo que agrada em cheio fãs do gênero souls-like e ainda conta com cenários de encher os olhos. A trama é simples, porém funcional: você deve liderar a resistência nipônica contra a invasão Mongol que já devastou outros impérios próximos.

O título foi lançado para Playstation 4, porém é possível jogá-lo no OS através de retrocompatibilidade. Ghost of Tsushima é um deleite para os olhos e uma boa sinalização do que desenvolvedores talentosos podem fazer na próxima geração.

The Last of Us Part II

Tal como o título anterior, The Last of Us Part II não foi desenvolvido especificamente para o novo console da Sony, porém você pode jogá-lo através da retrocompatibilidade. O título é o atual vencedor do Game of the Year e continua a história de Ellie em um mundo infestado por um perigoso parasita que transforma as pessoas em zumbis.

A Sony não prometeu nada, mas os rumores apontam para um patch para o Playstation 5 que tornaria os loads mais rápidos. Outra possibilidade é que a gigante dos games lance uma versão remasterizada para a plataforma, com gráficos melhorados  e novos modos de jogo. Enquanto isso não acontece, você pode curtir essa pérola no Playstation 4 e no Playstation 5.

Demon’s Souls

O jogo que inaugurou a febre pelo estilo lá no PS3 ganhou uma versão para o Playstation 5 com direito a gráficos revisados e desempenho otimizado. A Bluepoint Games teve de reconstruir o game do zero para entregar uma experiência digna de nova geração.

Sua missão é explorar o reino nortenho de Boletaria, uma terra de cavaleiros outrora próspera, para derrotar uma infinidade de criaturas indescritíveis e demônios vorazes. Fãs do horror “Lovecraftiano” se sentem em casa. Outro destaque é o nível absurdo de dificuldade para vencer os inimigos, mesmo os mais fracos.

Assassin’s Creed Valhalla

Após alguns títulos criticados, a franquia Assassin’s Creed retornou em grande estilo com Valhalla. Aqui você se encarna Eivor, um invasor viking que está em busca de expandir sua lore pelas terras inglesas em plena Idade das Trevas. A diversão é saquear cidades costeiras, aumentando a influência de seu clã e sentando a porrada nos adversários, que estão mais espertos e diversificados.

Dirt 5

O novo game da popular série de rally, Dirt 5 também chegou à nova geração poucos dias após seu lançamento no PC e consoles atuais. Com gráficos fotorrealistas e veículos super detalhados, o título te coloca para disputar corridas em pistas de Marrocos, China, Itália e Brasil. Dirt 5 dá um show visual ao adicionar um sistema de estações, com algumas competições exclusivas para períodos como outono e inverno.

Forza Horizon 4

Outro game perfeito para quem gosta de jogos de corrida é Forza Horizon 4 do Xbox. Aqui o jogador dirige por diferentes regiões da Grã-Bretanha em diversos campeonatos e eventos  especiais. São mais de 450 veículos disponíveis que devem ser utilizados com sabedoria nas mais diferentes estações do ano. As mudanças climáticas não só significam um banho visual, como também mudanças nas corridas. Um lago congelado pode ser utilizado para cortar caminho e ultrapassar seus adversários, por exemplo.

Yakuza: Like a Dragon

O mais novo game da franquia Yakuza traz mudanças significativas em relação a seus antecessores, tanto nas mecânicas, quanto no gameplay. O novo protagonista é Ichiban Kasuga, um membro da yakuza que, após ser traído, busca vingança contra sua antiga organização.

Aqui você fica livre para explorar as ruas de Yokohama e interagir com diversos personagens. Uma grande mudança no game é o sistema de combate: o novo game abraça um estilo de RPG e inclui um sistema em turnos totalmente inspirado pela série Dragon Quest. A narrativa conta com muito bom humor e gráficos bastante coloridos e divertidos.

The Medium

Por fim, encerramos a nossa lista com The Medium, o “sucessor espiritual” de Silent Hill. O primeiro grande exclusivo do coloca o jogador no papel de Marianne, uma médium dotada de uma série de habilidades psíquicas. Você deve explorar o mundo real e espiritual alternando simultaneamente para descobrir segredos perturbadores e enfrentar espíritos perturbadores.

O grande macete é a alternância entre os mundos espiritual e real, que divide a tela em duas para que o jogador resolva diferentes quebra-cabeças. A trilha sonora é assinada pelo mítico Akira Yamaoka, que também foi responsável pela ambientação de Silent Hill. Fãs de horror não podem perder.

Autor: Dolemes

David de Oliveira Lemes | @dolemes | Editor do GameReporter. Professor e consultor na área de educação e tecnologia.

Deixe seu comentário