GameReporter | Cultura Gamer

Criador de Metal Gear Solid aposta na morte dos consoles

Hideo Kojima, cérebro por trás da série Metal Gear, aposta que o console está morrendo. O homem que devotou parte de sua carreira para os aparelhos da Sony acredita que, em um futuro não muito distantes, os jogos não dependerão mais de plataformas.

Metal Gear Solid: Peace Walker, que será lançado no fim de abril para PSP, é parte de um experimento do que funciona ou não em jogos portáteis, algo que auxiliará sua visão do jogo sob demanda pela internet. Aparentemente Kojima acredita que o computação em nuvem, onde um aplicativo roda em um servidor pela internet, premissa utilizada pelo serviço OnLive, dispensará a necessidade da programação de jogos semelhantes para inúmeras plataformas e pode provocar a morte do console como vemos hoje.

No passado, alguns desenvolvedores defendiam o ideal de apenas um console, um sistema de jogo que facilitaria o desenvolvimento de softwares e permitiriam que desenvolvedoras e jogadores se beneficiassem, aproveitando toda a base de games sem mais gastos. Em um breve futuro, serviços como o OnLive podem provocar efeito ainda mais drástico, transformando consoles em um conceito antigo. Será? Em que você aposta, leitor?

Sair da versão mobile