GameReporter | Cultura Gamer

Pesquisador tenta determinar se games podem ser considerados esportes

Games podem ser considerados esportes? Para responder essa pergunta, o Dr. Dominic Micklewright, da Universidade de Essex, examinou jogadores veteranos de videogame para compará-los aos atletas de elite.

A resposta foi extremamente positiva em alguns pontos, e bastante negativas em outros. Como somos um site “pró-game”, vamos primeiro às partes positivas…

Os jogadores de videogame tem o psicológico e as habilidades de reação comparáveis aos dos esportistas. A habilidade motora, a competitividade e a forma de lidar com as emoções são bastante próximas às encontradas em atletas.

“Atletas de elite tem níveis incomuns altos de sensações positivas e baixos níveis de negativas, como depressão e fadiga”, comentou o pesquisador acrescentando que nos gamers algo semelhante é encontrado.

Agora, no que diz respeito à saúde física, a situação é preocupante. Tão preocupante que o pesquisador comparou jogadores de 20 e poucos anos, aparentemente saudáveis, com a capacidade pulmonar e a boa condição física de fumantes de 60 anos.

Dominic atribui a rotina de horas prolongadas de treino em frente ao monitor, que mesmo sem saber realmente como o problema se desenvolverá ao longo dos anos, no futuro pode aumentar riscos de males como doenças do coração.

Mas e aí? São ou não são esporte? A conclusão chegada pelo pesquisador inglês é que não são. “Eu diria que definitivamente não. Jogar videogame compartilha algumas características com esportes porque ambas são competitivas, baseadas em habilidade e regida por regras estruturadas. Mas a maior distinção que afasta o jogo do esporte é a falta de esforço físico”, ponderou.

Você concorda com o especialista?

[Via TG Daily]

Sair da versão mobile