Ainda assim, há quem conte com os exclusivos para vender consoles. Aaron Greenberg, executivo da Microsoft, afirmou que nenhuma outra plataforma oferece mais exclusivos que o Xbox 360. Greenberg comentava o mercado de games para 2010 e seu otimismo com relação ao sucesso da segunda geração de consoles de sua companhia.
A declaração seguiu outra de Rob Dyer, vice presidente sênior de relações com distribuidoras da Sony Computer Entertainment America, dada ao site Industry Gamers. O executivo da Sony afirmou, entre outras coisas, que a Microsoft tem poucos estúdios próprios e, tirando a franquia Halo, a concorrente está fraca na produção de jogos próprios.
Mas, interessante mesmo foi ver que a Sony enxerga uma mudança na importância dos exclusivos. “Exclusivos não são mais lugar comum como foram nos dias do PlayStation 2”, explicou acrescentando que o que direcionará o mercado serão as campanhas publicitárias exclusivas e o conteúdo exclusivo para jogos.
Parece que a visão de Dyer é certeira, mas será que franquias como Halo e God of War não continuarão, por muito tempo, pesando bastante na decisão de compra de muitos jogadores? Em que você aposta?