GameReporter | Cultura Gamer

Opinião: pirataria no mundo e no Brasil

pirataria_200Um estudo da BSA (Business Software Alliance) descobriu que a pirataria de softwares (e isto inclui games) está em crescimento mundial. Em 2008, 41% dos softwares de computadores pessoais do mundo inteiro eram pirateados, contra 38% em 2007.

A estimativa é de que o prejuízo apenas nos softwares instalados é US$ 53 bilhões, uma cifra gigante que empresas deixaram de lucrar vendendo softwares originais. Acredita-se que o aumento também seja devido ao aumento de venda de computadores para os mercados da China e Índia, mas o interessante ainda está por vir.

Em um artigo publicado pela The Escapist, o jornalista Pedro Franco chama o Brasil de “uma nação de piratas”, afirmando que por aqui, o mercado da pirataria em games é pelo fato de que os videogames são adquiridos ilegalmente.

Franco, que é brasileiro, comenta que até meados de 90 o mercado era promissor, mas um aumento nas taxas (que foram elevadas a tal ponto que 45% do preço de um game pode ser considerado imposto) fez com que o “mercado alternativo” crescesse e dominasse 94% de todo o espaço do setor.

Infelizmente, o artigo está apenas em inglês, mas leva a reflexão. Recomendamos a leitura aqui.

Sair da versão mobile