GameReporter | Cultura Gamer

Documentário mostra o universo dos games independentes

Como uma pessoa extrai de sua mente uma ideia para um videogame e a torna num jogo? Como acontece todo esse processo?

Se você já pensou sobre se tornar um desenvolvedor independente de games, muito provavelmente já se fez as perguntas acima. Ou talvez você simplesmente se questionou como que os jogos eram feitos nos bons e velhos tempos quando não havia um time de designers, músicos e programadores, apenas um cara (muito possivelmente um “nerd”) em sua garagem brincando com placas de circuito integrado…

É um fato que a indústria de jogos está na melhor época de sua existência. Isso pode ser constatado em diversas materias, como o ESRB | Video Game Industry Statistics, onde diz que, em 2009 a indústria de jogos de computadores e consoles vendeu 273 milhões de unidades em todo o mundo levando a uma surpreendente receita de 10,5 bilhões dólares.

Dito isto, é natural que alguns profissionais que possuam as habilidades e paixão necessárias para o desenvolvimento de jogos façam uma escolha, se não A escolha de iniciar o árduo processo para construir um jogo do zero. Se você, pelo menos uma vez em sua vida, transformou uma ideia em algo, seja ela um texto, podcast, site, uma canção, ou mesmo um jogo, você sabe como complicado, cansativo e demorado esse processo criativo pode se tornar.

Então, como seria um documentário que capta esse sentimento? Este filme  épico nos mostrará a viagem de quatro desenvolvedores e três jogos: Fez, Super Meat Boy e Braid.

O site do documentário diz que “com o século XXI surge uma nova raça de artistas independentes: os designer de jogos indie. Recusando-se a se sacrificar para os outros, esses inovadores independentemente concebem, projetam e programam seus jogos nitidamente pessoais na esperança de que eles também possam encontrar o sucesso”. Chega até a emocionar.

A propósito, devido ao seu sucesso, Indie Game: The Movie se tornará uma série na HBO produzida por Scott Rudin. Quando será que poderemos ver o filme completo? Alguém por aqui já viu?

Sair da versão mobile