
No final da resenha, você descobre um pouco mais sobre a COMBAT e como fazer parte dela. Com a palavra, o staff da comunidade:
O jogo
Sendo uma expansão Stand-Alone (não é necessário o ArmA 2 para joga-la) esse game busca incluir novos conteúdos, melhorias na engine e atrair um número maior de jogadores. Entretanto a idéia principal da série permanece: ser um simulador militar épico. E sendo o único no gênero, ele é o melhor.
Apesar das melhorias na engine, ela permanece com gráficos por vezes soberbos, mas em outros momentos fracos. Acontece parecido com a Inteligência Artificial, que pode ser confundida com um humano e outras com o de uma topeira. A física teve melhoras, mas nada de ragdolls ou coisa assim. Já a jogabilidade continua intacta. Apesar da fama de ser um jogo extremamente pesado, é altamente configurável. Isso faz toda a diferença: mal configurado fica realmente pesado!
Multiplayer
Mas o modo multiplayer não pode ser resumido a apenas isso. Ao contrário de vários outros jogos, o limite aqui é a imaginação (e técnica) do criador da missão. Existem desde pequenas COOP para 2 pessoas até missões desenhadas para até 130 pessoas batalharem simultaneamente! E não é só.
Melhorias na Engine
O game possui um sistema integrado de comunicação, que permite falar com todos os presentes no servidor, só com o seu time, apenas entre os lideres de esquadrão, com seu esquadrão, com quem está no mesmo veículo que você ou o “fale diretamente”, criando um efeito 3D onde outros sons e obstáculos interferem na sua voz, como se você estivesse lá. Tudo isso com lip synch, que faz a boca do personagem se mexer enquanto você fala.
O mapa principal do jogo possui 255km², baseado em fotos de satélite e dados de topografia de lugares reais, com quase 900.000 objetos de vegetação (árvores, arbustos…), o que é complementado por mais de 150 veículos e armas e a simulação de dia e noite em tempo real, com clima dinâmico, neblina, chuva, tempestades e até arco-íris.
A lista de recursos realistas vai além: o game possui cerca de 325km de estradas, aproximadamente 50 cidades habitadas por civis e animais, efeitos especiais como Bloom, Blur, HDR (e faz diferença tática), simulação realista de óculos de visão noturna e sistemas FLIR, este último provavelmente um dos maiores atrativos para quem acompanhava a série, além do VBS (versão militar do jogo).
O FLIR (Forward Looking Infra-Red) nada mais é do que uma câmera que capta o calor dos objetos e animais. Imune a condições climáticas, hora do dia e fumaça é quase um “Wallhack”. No jogo é possível ver partes quentes de veículos (como motor, escapamento e rodas/esteiras), indivíduos com o corpo exposto e partes de armas (cano, câmara) esquentado ou esfriando.
Os cones de luz característicos da série sumiram (já tava na hora) e a iluminação foi mais bem trabalhada, deixando o jogo ainda mais realista. No entanto as únicas luzes que formam sombras são o sol e a lua, com a desculpa de que calcular sombras para outras fontes consumiria muitos recursos.
Também nenhuma novidade, mas nunca foi feito em um jogo nessa escala. Em Arrowhead as casas podem ser visitadas, possuem múltiplos pisos, são relativamente bem detalhadas e podem ser totalmente destruídas.
Camera-Shake é outra coisa vinda do VBS: um detalhe simples que acrescenta uma penca de imersão. Ao disparar uma arma de grande calibre sua tele inteira treme, ao ter um veículo pesado passando por perto, treme, quando um avião da um rasante, treme, quando coisas explodem perto de você, treme. Parece idiota mas fica bem interessante quando você joga e não lembro de muitos jogos que fizeram isso.
A Comunidade de Combate Tático – COMBAT
Contamos hoje com um Servidor privado, fórum customizado e próprio com informações, dicas, debates e muito mais para que os jogadores não fiquem sem saber as últimas novidades, atualizações ou mesmo sobre o andamento da comunidade. Temos também um servidor próprio de TS com capacidade para mais de 100 participantes simultâneos, um aplicativo launcher desenvolvido pela nossa equipe técnica que automaticamente padroniza a maquina do jogador com o servidor, e do plugin que simula um sistema de rádio realístico dentro do jogo, dando uma atmosfera mais realista para o jogador.
O Arma2 se destaca pela capacidade de trabalhar com “Addons”, que potencializam o jogo com unidades novas, armas, veículos, ilhas e muito mais, e sabendo disso a COMBAT conta com uma equipe de editores, que desenvolve missões inéditas a cada semana, fazendo de cada sessão de jogo ÚNICA.
Ficou curioso? Você pode conferir nosso estilo de jogo pelo nosso canal do YouTube e se alistar para fazer parte de nossa comunidade. Torne-se já um oficial e perpétuo defensor desse estilo de jogo, Arma2!
ArmA2: Operation ArrowHead
Plataforma: PC DVD/Online
Desenvolvedora: Bohemia Interactive
Single-Player: Sim.
Multiplayer: Sim, para 120+ jogadores.
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows XP ou mais recente
Processador: Dual Core CPU
Placa de Vídeo: 256 MB RAM & Pixel Shader 3.0 ou superior
Disco Rígido: 9 GB de espaço livre em disco
[Obrigado pela resenha, pessoal da COMBAT!]