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Dispositivo de reconhecimento de movimentos de PS3 gera barulho na GDC 2010

No fim da semana passada, durante a Game Developers Conference, que aconteceu em São Francisco, a Sony apresentou seu controle com reconhecimento de movimentos, projeto batizado de Arc, mas que ganhou o nome final de “PlayStation Move”.

O Move acompanhará um acessório a parte semelhante ao controle Nunchuk, que acompanha o Wiimote, da Nintendo. O controle chamado de “Sub-controller” traz um direcional e se anexará, sem fio, ao Move, permitindo navegação em jogos de tiro. O primeiro FPS compatível com o Move será Socom 4, que foi demonstrado durante o evento.

Além de Socom 4, outros títulos estão previstos para compatibilidade com o Move: Sports Champions (que trará um duelo de gladiadores e um ping-pong), Move Party (com realidade aumentada), LittleBigPlanet, EyePet e Motion Fighters.

Outras 36 empresas estão com parceria com a Sony para criação de games compatíveis com o periférico, entre elas as gigantes Activision, Eletronic Arts, Sega, Konami, Capcom, Square Enix e Ubisoft, o que mostra que o projeto tem bastante para deslanchar. É esperado que, até o fim do ano Fiscal de 2010, sejam lançados 20 jogos (dedicados ou não) compatíveis com o Move.

E para quem tem dúvida da precisão do Move, Anton Mikhailov, David Coombes e Kirk Bender, profissionais envolvidos na pesquisa do dispositivo, informaram que a pontaria do aparelho é milimétrica, capaz de controlar inclusive interfaces minuciosas como a da versão para computadores de StarCraft.

Os pesquisadores exlicaram, ainda, que o consumo de memória do aparelho por conta do uso do Move é insignificante: entre 1 e 2 MB, sendo que o processamento é feito inteiramente pelo processador Cell.

O Move e seu “sub controller” virão na cor preta, ambos com bateria recarregável embutida de ions de lítio. Os acessórios serão leves, pesando 145 gramas (Move) e 95 gramas (sub controller).

A semelhança de design com os controles do Wii são evidentes, mas existem diversas diferenças. Fora a bateria embutida que já mencionamos, o controle da Sony possui menos botões, mas seu “Sub controller”, ao menos a princípio, não é capaz de detectar movimentos. Por utilizar um aparato externo, a câmera Eye, o dispositivo é capaz de evitar engasgos bobos por sair acidentalmente da zona de captura.

Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo America, em entrevista ao site IGN espetou a Sony por conta das semelhanças: “Se imitação é a forma mais sincera de elogio, então estou até vermelho de tão elogiado”. O executivo ainda comentou não ter visto o Project Natal, da Microsoft, mas que nenhuma concorrência o preocupa, uma vez que o comprometimento da Nintendo é com suas próprias metas, produtos e inovações.

O acessório será vendido em três pacotes diferenciados, um deles para quem já tem a câmera PS Eye; outro com a câmera e um PS3 e um com a câmera e um jogo. O preço exato do aparelho, que chega ao mercado até o fim do ano, ainda não foi anunciado. A empresa espera, porém, vendê-lo por menos de US$ 100.

Se vai ser um sucesso ou não, só o tempo dirá. A Sony diz que o aparelho é para qualquer consumidor que possua eletricidade. A aposta é que ele consiga ganhar tanto os jogadores casuais quanto os hardcores, sem deixar de fora aqueles que não tem o costume de jogar.

Para quem está curioso, a Sony disponibilizou um trailer da novidade, que você acompanha abaixo:

Com a entrada do Natal e do Move, as coisas começam a ficar mais interessantes. O que você acha que sai daí, leitor?

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