Serious games pegando no Brasil

Os serious games já existem algum tempo, mas dificilmente são noticiados no Brasil. O termo “jogos sérios” é exatamente o que seu nome parece indicar: as ferramentas amplamente usadas para a diversão mudam de foco e passam a receber uma aplicação mais séria, como por exemplo o treinamento.

A baixa divulgação, entretanto, tem um porquê: dificilmente estes jogos saem de dentro das empresas. A Oniria é uma dessas empresas que se foca em aspectos “não convencionais” dos games. Trabalhando em um nicho em crescimento no país, os advergames (aqueles joguinhos em Flash que você já deve ter visto em alguns sites de grandes empresas), a desenvolvedora paranaense acaba de desenvolver um jogo voltado para o treinamento de funcionários de concessionárias de pedágio.

Oniria - Game de pedágio

A idéia do game, totalmente em Flash, é oferecer uma simulação do trabalho de atendimentos à veículos em praças de pedágios de grandes rodovias, aplicando conceitos transmitidos em palestras das empresas. Para tornar o treinamento ainda mais preciso, são colocados no jogo mais de 17 tipos de veículos e ainda há uma série de opções para configurar o game, que pode ser alterada pelos supervisores de treinamento.

Dificilmente um serious game como esse chegará a ser testado por gamers tradicionais, mas é interessante ficar um pouco mais por dentro desse mercado em expansão, que mostra que a aplicação de games passou há tempos de ser brincadeira de criança.

[Via Newsletter da Abragames]

Autor: Dolemes

David de Oliveira Lemes | @dolemes | Editor do GameReporter e do GameOZ. Professor da PUC-SP e consultor na área de educação e tecnologia.

2 comentários em “Serious games pegando no Brasil”

Deixe seu comentário