Review: Logitech Optical Gaming Mouse G400

Optical Gaming Mouse G400

É bem difícil encontrar um mouse decente para jogos hoje em dia. Em geral os jogadores acabam utilizando mouses comuns porque a maioria dos produtos lançados no mercado que são chamados de “mouses para gamers” são caros demais e prometem mais do que cumprem. Um dos raros casos de mouse dedicados aos jogos eletrônicos que deu certo foi o MX-500 da Logitech.

Ainda hoje tem muitos jogadores espalhados pela internet que se lembram do produto com carinho. Para relembrar tal sucesso e abastecer esse nicho de mercado, a Logitech lançou no Brasil em meados de maio o G400 Optical Gaming Mouse. Este brinquedo pode ser considerado um sucessor espiritual do MX-500 graças aos recursos e design. Nós testamos o novo mouse e agora vamos dar nossas impressões sobre o produto que promete o maior controle de nível DPI possível. Como se não bastasse, o mouse executa até mil movimentos por minuto e possui vida útil estimada de 10 milhões de cliques, o que garante muito tempo de utilização por parte dos jogadores.

A primeira impressão que o mouse deixa é de conforto: ele se ajusta muito bem na mão direita, além do mais ele é bem robusto, se adequando a diferentes tamanhos das mãos dos usuários. Ao todo o G400 conta com oito botões: os tradicionais cliques direito e esquerdo, três botões próximos a rolagem e mais dois que ficam posicionados na lateral esquerda. O fio é cumprido, cerca de 2 metros, permitindo bastante liberdade de movimentação ao jogador. Além disso, o cabo é 25% mais leve que o de mouses convencionais para garantir agilidade dos movimentos.

O nível DPI pra quem não conhece é justamente a sensibilidade do mouse ao arrastá-lo em determinada direção. E é exatamente essa a função dos três botões próximos à barra de rolagem. Tal controle de DPI é ideal para se adequar ao diferentes tipos de jogos, por exemplo, jogos de FPS que demandam mira mais precisa como Battlefield e Crysis. Nestes casos basta deixar o mouse no nível de sensibilidade mais reduzido para evitar movimentos não intencionais. Por outro lado, jogos que demandam movimentos mais rápidos do jogador podem ser desfrutados sem grandes dificuldades, bastando ajustar a sensibilidade no nível mais alto.

O primeiro botão (acima da barra de rolagem) aumenta a sensibilidade, o botão abaixo da barra a diminui e por fim o terceiro botão mais abaixo serve para manter o DPI no padrão normal de todos os mouses (exatamente 800 DPIs). De acordo com a fabricante, o G400 possui quatro níveis de controle que varia de 200 a 3600, o que significa que dá para configurar os níveis da melhor maneira necessária para aquele game esperto. Entretanto há um problema grave para navegantes de primeira viagem: o mouse não possui qualquer indicação de que tais níveis DPI foram alterados, fazendo com que o jogador fique experimentando e mexendo em configurações até achar seu ponto ideal.

Já os dois botões laterais servem como atalhos, ou seja, você mesmo configura quais funções dará a eles. Em geral os mouses dedicados a games possuem vários botões de atalhos, mas isso não chega a ser um ponto fraco do G400, visto que esses botões devem ter suas funções cuidadosamente escolhidas. O posicionamento dos botões de atalho foram bem definidos, de forma que é muito fácil e rápido acessá-los.

O design do mouse também é bem elegante com seu tom cinza escuro e detalhes pretos. Com certeza ele vai se destacar quando você levá-lo para exibir aos amigos aficionados por tecnologia. Evidentemente não tem um aspecto futurista, mas a ergonomia e robustez compensam tudo. E apesar do tamanho avantajado ele pesa apenas 133 gramas. Para quem é gamer de PC e não está acostumado com esse tipo de acessório dedicado aos jogos eletrônicos, a diferença é brutal. É difícil voltar a utilizar mouses comuns após algumas horas jogando Battlefield com o G400.

O kit G400 não vem acompanhado de nenhum software para instalação, bastando plugar em uma entrada USB para utilizar. Entretanto os jogadores tem a opção de ir até o site do produto para baixar o programa Logitech Gaming Software Package que permite alterar as configurações do mouse. Esse programa é gratuito e bastante simples de utilizar. Quando instalado ele sabe exatamente qual mouse da Logitech você está utilizando, além disso, ele permite que você defina as melhores configurações de acordo com cada game que você tem instalado em sua máquina. Deste modo, quando você abre um jogo o mouse se adapta a configuração salva. Um recurso muito útil, acreditem.

Se couber uma crítica ao mouse é que ele foi desenhado para usuários destros, ou seja, quem for canhoto fica a ver navios aqui. Além disso, o G400 não possui botões intercambiáveis e nem extras como luzes LED. Porém isso não faz qualquer diferença para quem está em busca de um mouse funcional desenvolvido para games.

O veredicto é que o Logitech Optical Gaming Mouse é bem recomendado para quem estava em busca de um mouse para jogar. Quem conheceu o MX-500 e sentia saudades do produto pode comprar o G400 sem medo, a menos que você seja canhoto, pois neste caso o melhor é procurar um produto para ambidestros. Por causa do conforto e da facilidade o G400 merece uma sonora nota 9. O mouse já pode ser encontrado nas melhores lojas dedicadas do país.

Logitech Optical Gaming Mouse G400

Conexão: USB
Material: Plástico
Botões: 8
Sensibilidade: 200 – 3600 DPI
Preço sugerido: R$ 149,90

Site: Logitech Optical Gaming Mouse

 

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

2 comentários em “Review: Logitech Optical Gaming Mouse G400”

  1. Oi a todos, mouse muito bom até hoje, 2021 quem quiser comprar um, pode comprar tenho vários desta marca, modelos 2020 ele não perde em nada, continua sendo um ótimo mouse ate hoje.

Deixe seu comentário