Organização do BIG Festival confirma rodada do maior HUB de negócios de games indie em edição digital

A organização do BIG Festival já havia adiado o evento presencial para janeiro de 2021, agora chegou a vez de informar como vai ficar a tradicional feira de negócios. Formada graças a uma parceria da Associação Brasiliera de Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Brazil Games acaba de anunciar o Projeto Comprador BIG Festival, na versão online, de 22 a 26 de junho. Basicamente é a manutenção do maior HUB de negócios de games indie do Brasil, porém em versão digital.

A mudança de formato se dá por conta da pandemia da Covid-19. O objetivo central do Projeto Comprador é atrair importantes players da indústria internacional de games para vir ao Brasil, conhecer o trabalho das empresas e, claro, fazer negócios. O projeto é um desafio por si só, afinal o medo por conta do vírus é crescente, mas a organização do BIG garante que tomará as medidas de segurança necessárias.

O BIG é um momento único de troca de experiência entre os profissionais brasileiros e estrangeiros. No evento eles aprendem sobre o ecossistema nacional de games (assistindo e participando de palestras com as empresas nacionais) e nós, aprendemos sobre os modelos de negócios globais (tanto em sessões como palestras quanto como em one-one-meetings). A manutenção da rodada de negócios é importante para nossa indústria de games que ainda está em expansão.

Segundo Gustavo Steinberg, diretor do BIG, a ferramenta de matchmaking desenvolvida para a realização das reuniões foi adaptada para funcionar de forma online, seguindo a tendência dos grandes festivais de games internacionais, como a Pocket Gamer Connects Digital e GamesBeat Summit. A realização do evento vai ao encontro dos anseios dos desenvolvedores brasileiros e latino-americanos que estão enfrentando dificuldades para realizar negócios após o cancelamento de grande parte da agenda anual da indústria.

Além das reuniões de negócios, o BIG Digital terá ainda sessões online sobre a indústria brasileira de jogos. A programação completa e a abertura de inscrições, tanto para as palestras quanto para as reuniões, serão anunciadas em breve no site oficial do BIG Festival. O BIG Festival completo, com seus três pilares estruturantes – festival de jogos, palestras e rodadas de negócios presenciais -, foi remarcado para 27 a 31 de janeiro de 2021, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Nimo TV recruta novos criadores de conteúdo para Area F2

Eis a chance para quem quer embarcar no mundo de criadores de conteúdo profissional: a Nimo TV, plataforma de streaming com foco na transmissão de jogos eletrônicos está em busca de jogadores dispostos a criarem conteúdo para o game Area F2. O game ainda é desconhecido, pois está na fase beta, mas tem potencial de se tornar um dos queridinhos dos streamers mundo afora, e é justamente nisso que a Nimo TV está apostando.

A Nimo TV promoveu até o dia 15 de abril uma competição que, além de distribuir keys para jogar Area F2, premia os streamers que melhor performaram no período. E a disputa está rendendo bons resultados, já são mais de 590 streamers produzindo conteúdos e um público de mais de 205 mil pessoas assistindo as lives*.

No final, os 30 streamers que tiverem mais horas assistidas serão premiados com Google Gift Card. Já quem tiver mais horas transmitidas leva pacotes de itens raros do jogo. As lives acontecem em horários variados e dá para acompanhar acessando a página do evento no site da Nimo TV.

Os talentos da Nimo TV Mari, Replause, Maumauzk, RafãoTV, YgorX e Caverinha estão entre os streamers que já incluíram o Area F2 em suas lives diárias, quando mostram todos os detalhes e segredos do game.

Sobre o Area F2

O Area F2 é um jogo tático de tiro em primeira pessoa para mobile onde duas equipes se enfrentam, uma como agressor e outra como defensor. O objetivo do agressor é adentrar o território e plantar a bomba em um alvo determinado, enquanto o defensor deve fortificar a área e evitar que o explosivo seja armado. Outra condição de vitória é eliminar todo o time adversário.

Cada jogador pode escolher entre 20 opções de agentes que contam com diferentes habilidades e dispositivos de ataque, criando várias combinações e táticas. Dá para usar uma metralhadora, destruir paredes com flechas explosivas e até plantar minas de contato em pontos estratégicos. Mas para montar a melhor abordagem e atacar o território inimigo, o jogo permite utilizar drones para localizar alvos ou explorar o cenário, antes mesmo de começar a batalha.

Game Nacional – Startup brasileira pré-seleciona talentos e games nacionais para lançamento no Switch

Já imaginou publicar seu jogo para o Nintendo Switch, o mais recente sucesso da Nintendo? Pois eis a oportunidade batendo à porta: a Game Nacional, primeira startup brasileira dedicada a jogos brasileiros, está selecionando projetos para porte ao console. O objetivo é catapultar games ambiciosos e gerar visibilidade e comercialização aos seus produtos a nível mundial.

Segundo a Game Nacional, a busca é por projetos em estágio final (até 75%) ou já concluídos. Isso se deve a problemas que a startup teve no passado ao se envolver com produtores que não finalizaram seus games no tempo acordado, o que gerou prejuízos. Com a nova diretriz, minimiza-se os riscos de investimento desperdiçado da Game Nacional ou dos seus sócios.

“Apoiamos para que os projetos cheguem ao mercado internacional, gostamos dos verdadeiros talentos, aqueles desenvolvedores que cumprem prazos e compromissos, e que apesar de indie atuem como verdadeiros profissionais no que foi combinado. Aqueles que precisam de apoio e não se achem superiores aos outros devs”, disse Adriano Reis, diretor de parcerias e fundador da startup.

De acordo com a Game Nacional, o próximo projeto apoiado pela empresa é o game John The Zombie, que ficou famoso na internet por você colocar o jogador no papel de um zumbi comendo cérebros dos moradores da cidade de Johnwood. O título já está sendo portado para o Nintendo Switch.

Se você tem um game em projeto de finalização ou já concluído e quer ter a oportunidade de lançá-lo em outros mercados, basta enviar um e-mail para [email protected] com imagens ou um vídeo do game.

Abaixo você confere o trailer de John The Zombie, game apoiado pela Game Nacional: