Lugar de Jogo – SESC destaca interfaces entre Jogo, Arte e Cultura em novo projeto

Lugar de Jogo

Atenção moradores de São Paulo: o SESC Av. Paulista acaba de iniciar o projeto “Lugar de Jogo“, uma parceria com a GameArte para disponibilizar games para download no computador, além de um ciclo de debates no @cpfsesc (vagas esgotadas), que discute o papel dos jogos eletrônicos além da indústria do entretenimento. De acordo com os organizadores, serão quatro jogos por mês, durante três meses, para download gratuito na plataforma Sesc Digital.

O projeto Lugar de Jogo já está no ar e nessa primeira leva há games que visam debater temas bastante atuais. Você pode revisitar hobbies antigos numa quarentena virtual paralela, defender a Amazônia, discutir identidade de gênero e ainda construir mundos de maneira sustentável.
⠀⠀⠀
Esta perspectiva de análise dos jogos é proposta em dois eixos de atividades: o primeiro se dá por meio de um ciclo de debates, organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação, que propõem discussões sobre o papel dos jogos enquanto elemento de (re)produção da cultura em nossa sociedade, e como é possível utilizá-los como ponto de partida para discutir educação, identidade de gênero e outras temáticas.

O segundo eixo se dá pela disponibilização de uma seleção de jogos nacionais independentes, na plataforma do Sesc Digital, que, cada um à sua maneira, se coloca como um espaço de reflexão e expressão de seus criadores, abordando temáticas e pensares que não possuem espaço na produção mainstream de jogos eletrônicos. A partir da interatividade e protagonismo que os jogos propiciam aos jogadores, eles propõem um contato diferenciado com temáticas como preservação ambiental, solidão, entre outras.

Abaixo você confere os quatro jogos que compõe a primeira leva do Lugar de Jogo:

BRIGHT DAYS IN QUARANTINE (DIAS BRILHANTES NA QUARENTENA) – Delta Arcade – Niterói/RJ

Sinopse: Num mundo onde você precisa ficar em casa para ajudar a combater uma terrível pandemia, revisite hobbies antigos e encontre prazer nas pequenas coisas em um jogo de ritmo frenético. Caso contrário, você enlouquece! É difícil se adaptar às drásticas mudanças em nossas vidas diárias em um mundo onde a maioria de nós precisa ficar em casa para ajudar a combater uma pandemia. Não é fácil manter a casa em ordem durante a quarentena, especialmente quando você também tem que trabalhar em casa. Nesse furação de tarefas domésticas e intermináveis videoconferências, a única coisa que nos resta é revisitar hobbies antigos e encontrar alegria nas pequenas coisas do dia a dia.

FLORESCER – PugCorn – São Paulo/SP

Sinopse: Florescer é um serious game narrativo desenvolvido pela PugCorn em parceria com a Casa de Acolhida a Mulheres Transsexuais e Travestis Florescer. O jogo tem o objetivo de provocar a reflexão e causar empatia para com as pessoas trans, colocando jogadores no papel de uma adolescente trans e mostrando as dificuldades e os preconceitos presentes em seu cotidiano. Bia, a protagonista, é uma adolescente trans do ensino médio que acabou de se mudar para uma cidade nova. Ela tem paixão por desenhar roupas e um humor sarcástico, e convive principalmente com pessoas do meio familiar e da escola.

GARDENIA – Enric Llagostera – Campinas/SP

Sinopse: Gardenia é um jogo de criação de pequenos mundos. É um jogo minimalista com um ritmo contemplativo e de experimentação sobre natureza, extrativismo e controle.

GUARDIÕES DA AMAZÔNIA – WolfTiger – Curitiba/PR

Sinopse: Guardiões da Amazônia é um jogo estilo tower defense, em que o jogador defende a floresta, controlando fauna, flora e lendas. Proteja a floresta das investidas de caçadores, agroquímicos e incendiários que querem desmatar e explorar a floresta amazônica!

 

Mais informações sobre o projeto aqui.

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário