Programação de Jogos Android: livro ensina tudo o que é preciso para criar seu primeiro jogo

programação de jogos para android

O livro Programação de Jogos Android, escrito por Edgard Damiani, programador freelance e gabaritado como professor de programação, é mais uma excelente publicação da editora Novatec.

A obra é um verdadeiro manual que aborda conhecimentos necessários para a produção de seu primeiro game para Android, ensinando ao desenvolvedor como criar sua própria game engine funcional na maioria dos modelos de celulares diferentes no mercado. O livro é indicado principalmente para iniciantes, de modo que o leitor se sinta preparado a encarar os mais variados desafios de programação e alguns macetes utilizados pelos desenvolvedores mais experientes.

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O livro conta com mais de 600 páginas que explicam o que é necessário para configurar corretamente o ambiente de programação e criar do zero as fundações daquilo que o próprio leitor irá ampliar com o tempo, utilizando suas próprias experiências futuras para expandir o núcleo de conhecimento mostrado no livro.

Entre os assuntos abordados estão:

  • A estrutura básica de um aplicativo Android e seus componentes fundamentais;
  • O que é, e a utilidade de criar seu próprio game engine;
  • Como criar a infraestrutura básica de um jogo (entrada de dados, temporização, armazenamento de configuração, imagens e áudio);
  • Como estruturar o código do seu jogo em duas partes principais (modelo de domínio e camada audiovisual), exemplificando o uso de tal divisão por meio do padrão MVC;
  • Como criar e utilizar tilesets e sprites, além de usar os tilesets como base para escrever texto na tela e criar animações;
  • Como desenhar a cena do jogo de maneira a se adaptar a qualquer resolução de tela;
  • Como criar do zero uma interface gráfica simples, incluindo widgets modulares e elementos reativos;
  • Como encapsular seu jogo em um aplicativo completo e publicá-lo no Google Play.

No site da Novatec é possível conferir o sumário e capítulo de exemplo. A obra é bastante densa, mas palatável para o iniciante e deve ser utilizado como referência e enciclopédia do desenvolvimento Android. Gostou? Compre o livro agora.

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

2 comentários em “Programação de Jogos Android: livro ensina tudo o que é preciso para criar seu primeiro jogo”

    1. Gostaria de ler este livro “Programação de Jogos”. Este livro pode-me chegar à minhas mãos? Quero aprender a criar jogos. Obrigado

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