JAM Virtual desafia estudantes a criarem jogos e máquinas investigativas

Jam Virtual

Já imaginou construir uma máquina com o intuito investigativo? Pois essa é justamente a proposta principal da JAM Virtual, uma ação promovida pelo Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC-TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Conectados ou desplugados todos os estudantes das escolas municipais da capital paulista estão convidados a participar do desafio.

De acordo com a organização, a JAM Virtual tem como objetivos promover o engajamento dos estudantes nas ações de aprendizagem mesmo que de forma remota, fomentar a inventividade, criatividade e a criticidade em relação à produção e a aprendizagem pelo fazer e fomentar o registro de processos de aprendizagem.

A atividade poderá ser enviada em formato de vídeo ou relatório escrito até 24 de junho. Além do tema para construção de máquinas investigativas, a JAM Virtual também contará com a proposta de construção de jogos digitais e jogos de tabuleiro.

 

Confira os desafios da Jam Virtual:

Opção 1 – Construção de “Máquinas Investigativas”.

Na construção de uma Máquina Investigativa, você poderá criar um tipo de máquina que ache interessante e que te auxilie na investigação de algo de seu interesse, ou que tenha alguma utilidade para você ou para alguém que você conheça ou apenas crie por curiosidade. Você poderá utilizar materiais diversos e seu protótipo poderá ou não ser automatizado.

Opção 2 – Criação de jogos digitais ou de tabuleiro.

Nos jogos de digitais ou de tabuleiro, você poderá criar jogos utilizando os recursos digitais que você tenha ou até criar jogos com materiais diversos, como tampinhas de garrafa, caixas de papelão e qualquer outro tipo de material reciclável. Você pode criar as regras do seu jogo.

 

Como entregar seu desafio

A entrega será em formato de vídeo ou um relatório escrito de preferência com imagens. É preciso contar tudo sobre sua criação, desde como foi este processo, para que ela serve e como utilizá-la. O prazo para entrega será dia 24/06/2021.

Quando tiver terminado seu invento e registrado o processo de criação, preencha o formulário de inscrição com seus dados e coloque  o link do seu vídeo ou do relatório, clicando aqui.

Atenção: O vídeo produzido deverá ser disponibilizado no Drive do Google ou publicado no Youtube, no canal pessoal, e o link de acesso deverá ser compartilhado no formulário de inscrição, onde também será possível autorizar sua divulgação. Se optar por publicar o Vídeo, use a #JAMVIRTUAL2021.

 

Sobre a Jam Virtual

A JAM Virtual reunirá estudantes e professores para trabalhar juntos e produzir um protótipo robótico. A ideia é que essas pessoas, utilizem suas habilidades, e conhecimentos para a solução do desafio proposto. Às vezes, essas pessoas nem se conhecem, mas participam juntas para resolver a atividade proposta com criatividade, inventividade e colaboração. Todos acabam ganhando a Jam, uma vez que se exercita o trabalho em equipe, colaboração, raciocínio lógico e faz-se novas amizades.

Assim como em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, a JAM Virtual 2021 continuará à distância, para respeitar os protocolos estabelecidos pelos Órgãos de Saúde, porém, com novos desafios para todos!

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário