Gen Con – maior evento de jogos de cartas recebe evento totalmente digital amanhã (29/07)

Gen Con

Amanhã inicia a Gen Con Online, a versão digital do maior convenção de jogos de mesa, cartas e RPG do mundo. Com o cancelamento de sua edição 2020, a organização do evento acabou projetando uma mega “convenção online”, espalhando “hubs” em várias línguas, para receber pessoas do mundo inteiro. O Brasil irá receber uma versão online, que promete diversas novidades para quem aprecia board games.

Para a língua portuguesa, os conteúdos ficaram a cargo da Business 2 Board, que convidou o Prof. Arnaldo V. Carvalho do LabJog/ GPIDOC-ISERJ para coordenar o setor de jogos e educação. A programação piloto deste ano é enxuta, mas conta com mesas temáticas, workshop e conferências. De acordo com os organizadores, o jogo de mesa é importante, pois une as pessoas em uma sociedade cada vez mais dividida; e agora também distanciada.

Abaixo você confere a programação da Gen Con Online:

Quinta-feira, 30 de julho

13H Live de abertura do Painel Educação com Arnaldo V. Carvalho

15H – Mesa temática 1 – Educação lúdica e neurociência

Com Liana Tubelo (Brinquedoteca Mun. Capão da Canoa), Gláucio Aranha (UFRJ). Mediação: André Souza (Jogando Mais)

20H – Mesa temática 2 – Educação com jogos de tabuleiro: Experiências na Escola Básica

Com Ralph Gomes (Gorro do Saci / CEN) e Auriston Garcia (Rede pública). Mediação: Ana Deslandes (P.II)

Sexta-feira, 31 de julho

17H – Mesa temática 3 – Educação lúdica e criticidade social Brasileira

Com Arnaldo V. Carvalho (LABJOG/ GPIDOC – ISERJ), Eliane Betocchi (UFMG). Mediação: João Léste (Sejoga)

20H – Mesa temática 4 – Educação com jogos de tabuleiro: experiências no Ensino Superior

Com Francis Moraes de Almeida (UFSM) e, Luish Moraes (UFMG). Mediação: Carolina Spiegel (UFF/IOC Fiocruz)

Sábado, 1 de agosto

Manhã RPG & Cardgame na Educação

09H – Case: o sucesso de um TCG em uma escola pública da periferia do Rio de Janeiro

Com Jorge Jacoh (rede pública do Rio de Janeiro)

11H – RPG e educação no Brasil: Histórias de sua história

Com Sonia Rodrigues, Luiz Eduardo Ricón e Carlos Klimick. Mediação: Leonardo Ramos (B2B)

12H – Panorama RPG e Educação brasileira nos anos 2020

Com Mateus Henriques Buffone (Jogarta), Stella Mendes (CHA Editora). Mediação: Jorge Valpaços. Participação especial: Prissilla Souza

Tarde

14/17H – Oficinas integradas de jogos na educação: Aprender jogando na GenCon Com Professores Arnaldo V. Carvalho (LabJog), Pedro Marins e Ralph Gomes (Gorro do Saci)

14H Aprender jogando na GENCON 1: fundamentos aos professores

15H Aprender jogando na GENCON 2: três jogos exemplificados

16H Aprender jogando na GENCON 3: Gencon convida as famílias

17H – Conferência: “Os jogos híbridos e suas possibilidades educacionais“

Com Geraldo Xexeo (LUDES/UFRJ)

18H – Mesa temática 5 – Jogos de tabuleiro e educação corporativa

Com Fernando Tsukumo (Sua Vez), Carolina Modaneze (Fagulha Jogos) e mediação/participação de Cecília Dante (B2B).

Domingo, 2 de agosto

10H – Mesa temática 6 – Panorama do Design de jogos na Educação

Com Daniel Sant’anna (D+1), Leandro Demenciano Costa (Ludilens) e Mediação/participação de Cynthia Dias

11H – Mesa temática 7 – Estudos lúdicos no Brasil: iniciativas

Com Ernane Guimarães (Rebel), Glaudiney Moreira (Igrejota) e mediação/participação de Pedro Vitiello (Ludus Magisterium)

15H – Live de encerramento da área Educação

Com Prof. Arnaldo V. Carvalho (LabJog) e Marcio Rolla (Terapia de Negócios)

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

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