eSports – maiores empresas de telefonia investem no mercado de jogos eletrônicos

Vivo Keyd

O eSports estão conquistando cada vez mais espaço entre o aficionados por tecnologia e investidores. Prova disso é que grandes equipes já investem rotineiramente no setor, tal como o Santos, o Flamengo e Cruzeiro. Outro segmento que está investindo pesado nos eSportes são as operadoras de telefonia móvel.

Uma das operadoras que já inicio os investimentos nesse mercado é a Vivo, a operadora desde 2014 patrocina a equipe Keyd em diferentes modalidades, são elas:

        • League of Legends
        • Free Fire
        • CS:GO

Outra empresa interessada nos eSports é a Mob Telecom, que resolveu fazer uma parceria com a Free Fire. Após comprar os direitos da equipe Yakuza e-Sports e mudando o nome para Mob e-Sports, a empresa de telefonia passou a participar das grandes competições. Sayde Bayde, CCO da Mob Telecom, acredita que com a parceria com equipes de esportes eletrônicos, a operadora ganhará visibilidade, credibilidade por conta dos gamers.

Outra operadora que está investindo nesse mercado é a Claro, no momento a empresa não está patrocinando nenhum campeonato ou equipe, ainda assim, a companhia já estava associada ao Clutch (CS:GO), Circuito Desafiante e à Superliga. Segundo a Riot Games, desenvolvedora do jogo League of Legends, o jogo conta com mais de 100 milhões de jogadores ao mês.

A Claro está aguardando a crise da pandemia causada pelo Covid-19 passar para retomar os investimentos, já que entende a importância desse mercado, de acordo com o diretor de marketing da Claro.

“Lá atrás, em 2018, nossas pesquisas mostravam que era um segmento super importante, super formador de opinião. O jogador é antenado, tem um poder de engajamento absurdo e é usuário dos nossos serviços de banda larga fixa e móvel. É um segmento super-estratégico”.

Mesmo com toda a situação em que o Brasil está vivendo a Claro resolveu disponibilizar em sua plataforma de streaming conteúdos de e-Sports, para aqueles que são clientes Claro podem acessar esse tipo de conteúdo através do Claro Now.

Além dessas empresas, outras companhias também estão investindo nesse ramo. Você pode conferir mais informações aqui.

Mercado de games em alta no Brasil

De acordo com a Pesquisa Game Brasil, o interesse do brasileiro pelo esporte eletrônico aumentou. De acordo com estudo mostra que 65,6% dos jogadores já conhecem sobre o eSports, porém os gamers que consomem conteúdos de e-Sports representa um 19,7%. A pesquisa foi feita em 26 estados e também no DF no início do ano.

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário