PUC-SP abre curso de extensão de Escape Rooms na Educação

Escape rooms

Quer abrir seu próprio negócio e gosta de escape rooms? Pois bem, a PUC de São Paulo acaba de abrir um curso de extensão totalmente remoto chamado “Escape Rooms: Criando Experiências Educacionais Imersivas”, ministrado pelos professores Profa. Me. Fabiana Raulino e Prof. Gabriel da Silva Bruno, que visa apresentar formas de criar experiências imersivas e pervasivas através de escape rooms digitais e físicos, explorando diversas técnicas, modelos, ferramentas, narrativas, tecnologias e estratégias criativas para serem aplicadas em qualquer contexto voltado à formação de pessoas na educação formal e não-formal.

De acordo com a PUC-SP, o curso apresenta objetivos pedagógicos claros para aplicação da gamificação como estratégia educacional. Assim, os alunos matriculados contam com um pacote de arquivos para download com imagens, efeitos sonoros, ambientes 360º, entre outros arquivos e materiais de apoio como frameworks e canvas para planejamento de Escapes.

Objetivos do curso

      • Compreender os elementos e dimensões da gamificação e como utilizar a gamificação como estratégia educacional;
      • Vivenciar a construção de um escape room, do planejamento à avaliação, explorando diferentes elementos com a intencionalidade voltada ao desenvolvimento de competências;
      • Experimentação de diferentes estratégias e ferramentas para criação de narrativas, ambientes e desafios;
      • Utilizar diferentes frameworks que proporcionem experiências educacionais que possam ser replicadas em comunidades de aprendizagem

 

Entre os principais diferenciais do curso é sua abordagem na gamificação; um mural colaborativo de ferramentas digitais que podem ser (re)utilizadas em diversos contextos; Curadoria e compartilhamento de artigos, referências e outros materiais de estudo; utilização de exemplos de escapes físicos e digitais para troca de experiências e impressões em diferentes contextos de educação.

O curso tem início em 30 de setembro de 2021 e termina em 19 de outubro. Quem fizer matrícula até o dia 31/07 consegue desconto de 20% na matrícula e na mensalidade. As aulas serão ministradas nas terças e quintas das 19h às 22h com carga horária total de 15 horas. A expectativa é que o curso atraia estudantes e profissionais da educação básica, técnica, superior, cultural ou corporativa em diferentes contextos, além de interessados em gamificação, aprendizagem ativa, desenvolvimento de competências e jogos de fuga, com ou sem experiência no Design de Escape Rooms. Para fazer a inscrição, basta acessar aqui.

Autor: Luiz Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário