Dofus: um dos maiores clássicos dos MMORPGs

Dofus

Nossa sugestão de game de hoje não é nenhuma novidade, pois já está disponível no Brasil desde 2008. Trata-se de Dofus, um título criado e distribuído pela empresa francesa Ankama. O game não precisa de maiores apresentações, é um MMORPG que dispõe de vários modos de jogo.

O motivo de relembrarmos desse jogo é porque ele é um clássico que faz muito sucesso no Brasil graças a sua jogabilidade fluída e a seus gráficos ao estilo mangá tão cativantes. Os desenhos eram em 2D e lembravam muito os gráficos do SNES e Playstation, porém com um cuidado estético mais apurado. Outro dos trunfos do game é que ele era um dos mais leves lançados em sua época: apenas 50 MB. Como se não bastasse, o título é gratuito, o que ajudou a popularizá-lo muito.

Na trama, os jogadores conhecem a tragédia que assolava o mundo de Amakna, local onde há muito tempo um guerreiro tinha como melhor amigo um dragão. Os dois eram muito poderosos e grandes camaradas, até que o guerreiro apaixonava-se por uma feiticeira e quando ia apresentá-la ao seu amigo dragão, este acabava por assassiná-la. Tomado de fúria o guerreiro parte em busca de vingança, iniciando-se um grande combate com o dragão. Ao fim da luta o dragão acaba derrotado sem que o guerreiro saiba o que fez com seu amigo tivesse tirado a vida da jovem feiticeira.

DofusTempos depois, anciões encontram os restos mortais do dragão e dentro dele havia seis ovos cintilantes de enorme poder. Tais ovos foram batizados de Dofus e descobriu-se que quando reunidos dariam poder inimaginável ao portador. Temendo que os Dofus caíssem em mãos mal intencionadas, os anciões os separaram em locais escondidos.

A partir daí inicia-se uma busca desenfreada para recuperar os Dofus e adquirir o poder máximo. Por causa da cobiça que os Dofus despertam entre as pessoas foram iniciados diversos conflitos. Outro dos problemas enfrentados pelos habitantes de Amakna é o surgimento de criaturas poderosas e violentas em diversas regiões do mundo. Os aventureiros devem enfrentar essas criaturas e enfrentar-se se quisessem apoderar-se dos preciosos ovos de poder.

O game disponibiliza 15 classes de personagens para que o jogador escolhesse e melhorasse suas habilidades. Tais habilidades, aliás, eram únicas para cada uma das classes disponíveis.

DofusO game marcou uma geração de games online e continua muito popular, não apenas pelos gráficos e ambientes coloridos, mas também pelo pacote oferecido (considerado um dos mais completos para um jogo MMORPG). Ou seja, o jogador encontra em Dofus muitas quests, batalhas, profissões, pets, guildas e um mundo vasto a ser explorado.

Não por menos o game ganhou vários títulos como o de melhor game no Flash festival da França em 2004, melhor game no Flashforward Film Festival de Seattle em 2006, entre outros.

O sistema de batalhas foca mais na parte tática do que no apertar desenfreado de botões. Os movimentos do jogador são definidos por quadrados no mapa, como num tabuleiro, e a cada rodada eram atribuídos pontos para movimentação e ação. As batalhas ficam complexas, pois além dos inimigos, o jogador deve levar em consideração a presença de outros jogadores, ou seja, não basta sair batendo, é preciso raciocinar para não ficar cercado no meio da batalha e se tornar alvo fácil.

Com o passar do tempo, Dofus ganhou vários updates, sendo o mais importante a versão 2.0 que traz um banho gráfico completo, novas missões e poderes para os aventureiros. Dofus permanece vivo e forte: de acordo com o site oficial, o game conta com mais de 25 milhões de usuários. O título é um dos games originários da França de maior sucesso e aclamação no mundo, mesmo fora do circulo dos jogos online. O game ganhou uma atualização de Halloween há pouco tempo, provando que a franquia não está abandonada, como muitos podem imaginar.

Conta aí? Quantas horas você joga Dofus por dia?

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

5 comentários em “Dofus: um dos maiores clássicos dos MMORPGs”

  1. Eu já, as vezes eu jogo. O maior problema do jogo, é que para ter acesso total a ele, você tem que pagar o Premmium (P2P). Se você for F2P, vai ser extremamente limitado, como por exemplo: Você não pode usar montarias, pets e suas profissões limitam-se apenas ao nível 30. Além de que, como F2P, você tem acesso a menos de 5% de todo o mundo.

Deixe seu comentário