Desenvolvimento rápido e fácil de WebGames

Felipe Augusto, especial para o GameReporter

Conheça Flixel, a mais fácil porta de entrada para o mundo da produção de webgames para você, seu irmão, ou sua tia!

Flixel é uma library ou biblioteca, ou seja, uma coleção de arquivos que agilizam e facilitam na hora de produzir um web game. Possui sprites animados, tilemaps e emissor de partículas, além de arquivos de classes em ActionScript 3.

Tudo isso e mais um pouco roda com o FlashDevelop, um software grátis que age uma game engine, incluindo um SDK, Software Development Kit, chamado Flex. O mais um pouco vem agora: se você não gostou do Flixel, há outras libraries por aí, como a FlashPunk.

Um incentivo ainda maior para você ou sua tia entrar nesse mundo mesmo sem saber nada é o fato de que esses softwares e libraries parecem confortavelmente integrados com o Flash Game Dojo, uma comunidade de armazenamento e discussão de conhecimento sobre ActionScript e desenvolvimento de games para iniciantes e profissionais. Além disso, cada uma das libraries tem seu próprio suporte e por entre os fóruns diversas outras ferramentas que facilitam a produção de um webgame.

E aí? Já começou a fazer o seu? A sua tia deve estar quase terminando!

Autor: Dolemes

David de Oliveira Lemes | @dolemes | Editor do GameReporter e do GameOZ. Professor da PUC-SP e consultor na área de educação e tecnologia.

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