Felipe Augusto, especial para o GameReporter
Conheça Flixel, a mais fácil porta de entrada para o mundo da produção de webgames para você, seu irmão, ou sua tia!
Flixel é uma library ou biblioteca, ou seja, uma coleção de arquivos que agilizam e facilitam na hora de produzir um web game. Possui sprites animados, tilemaps e emissor de partículas, além de arquivos de classes em ActionScript 3.
Tudo isso e mais um pouco roda com o FlashDevelop, um software grátis que age uma game engine, incluindo um SDK, Software Development Kit, chamado Flex. O mais um pouco vem agora: se você não gostou do Flixel, há outras libraries por aí, como a FlashPunk.
Um incentivo ainda maior para você ou sua tia entrar nesse mundo mesmo sem saber nada é o fato de que esses softwares e libraries parecem confortavelmente integrados com o Flash Game Dojo, uma comunidade de armazenamento e discussão de conhecimento sobre ActionScript e desenvolvimento de games para iniciantes e profissionais. Além disso, cada uma das libraries tem seu próprio suporte e por entre os fóruns diversas outras ferramentas que facilitam a produção de um webgame.
E aí? Já começou a fazer o seu? A sua tia deve estar quase terminando!